musica

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Diferença entre Depressão e Bipolaridade

(Programa exibido pela TV Brasil)



Cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas caladas de preconceitos ocasionados por transtornos psíquicos. A depressão e o transtorno bipolar abrangem pessoas comuns e pessoas públicas. Alguns conseguem superarar o seus problemas como: separação, estresse no trabalho e no relacionamento familiar e dão a volta por cima.
O artista plástico Edson Nobre, de 51 anos, que sofre de depressão e a aposentada Mara Zanini, que tem a mesma idade e sofre com transtornos bipolares, relatam que os sintomas são parecidos, mas com efeitos permanentes na alteração de humor.
A depressão e o transtorno bipolar são normalmente confundidos como um único mal e é mesmo difícil distinguir quando a tristeza é um sentimento rotineiro e quando passa a ser prejudicial para a saúde e o convívio social.
O tratamento e a diferença entre os dois distúrbios psíquicos são abordados por especialistas e, para entender melhor o assunto, as histórias de Edson e Mara revelam como é possível superar o problema com ajuda profissional.
Esses dois “personagens” e os médicos especialistas: Marcelo de Almeida Fleck, que é coordenador do Programa de Transtornos de Humor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life Group) no Brasil, além de consultor temporário da Organização Mundial da Saúde. Flávio Pereira Kapczinski, doutor em Psiquiatria pela University of London e, atualmente, diretor do Laboratório de Psiquiatria Molecular HCPA, além de presidir a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar e ser membro do quadro editorial do Journal of Psychiatric Research e Diogo Lara, psiquiatra e professor da Faculdade de Biociências e de Psiquiatria da PUC/RS e coordenador do Ambulatório de Bipolaridade do Hospital São Lucas da PUC/RS, participam desse vídeo exibido na Tv Brasil.