musica

sábado, 6 de agosto de 2011

Mudanças x Recordações

Sinto falta de risos, sinto falta de vozes... Serão minhas ou serão deles?

Me vejo criança na mesa grande da larga e espaçosa sala de jantar do apartamento em Laranjeiras aonde toda a família se reunia para os almoços de domingo.

Meu avô está lá na cabeceira da mesa, saboreando uma galinha caipira que ele mesmo comprava e matava na cozinha. Quase cego, vovô Cícero sofria de glaucoma, mas mesmo assim não deixava de cumprir esse ritual que ele julgava ser de sua obrigação e que meu pai, nem mais ninguém se intrometia. Tinha uma profunda admiração por esse homem que mal sabia ler e escrever, mas que era dono de uma sabedoria infinita. Ele estava além, muito além do seu, do meu, da nossa era...

Estou viajando no tempo, nesse minuto e sinto os cheiros, os sabores, olho pra toalha bordada de linho, tão linda,bege com bordado marrom bem clarinho. Estou feliz agora, sou uma menina de nove anos; meu pai sorri e minha avó Sebastiana também. E minha mãe onde está? Lá vem ela com mais uma tijela cheia de galinha para alegria dos meus irmãos, dos meus primos e tios.

Ouço vozes e risos... Serão meus ou serão dele? Estou no ano de 1962. Já naquela época apesar da aparente felicidade, eu era extremamente tímida e infinitamente só em minhas brincadeiras, ou seja, tinha momentos de muita alegria e bastante tristeza. Seria eu,, então uma bipolar desde criança?

Quando fazemos mudanças em nossas vidas, folheamos papéis, fotos, objetos, vêem as recordações e às vezes elas são tão fortes que nos transportam, nos levam a lugares que fizeram parte de nossas vidas, momentos especiais que jamais esqueceremos aonde quer que estejamos.

Sinto falta de risos, sinto falta de vozes...Serão minhas ou serão deles?????