musica

sábado, 11 de junho de 2011

Adaptação do Vídeo "Como é ser um bipolar por um bipolar"
(postado no Youtube por Marcos Cruz)

Ser bipolar é acordar com disposição para consertar tudo que está quebrado em casa, passar horas elaborando projetos maravilhosos, estudar com afinco para as provas, se achar melhor e mais inteligente que a maioria das pessoas ao redor, ir para a escola ou trabalho e produzir tanto, ter tantas idéias, impressionar tanto até chegar ao ponto de provocar a inveja e a ira dos que o rodeiam.

Colecionar tantos admiradores verdadeiros por seu talento nato de liderança, quanto inimigos ferrenhos dispostos a tudo para tirá-lo do caminho, podendo permanecer nesse estado dias, semanas, meses a fio ou apenas algumas horas.

Ver as situações rotineiras passarem a ser insuportáveis, as mais insuportáveis do mundo e, de repente, sem nenhuma razão aparente, começar a se irritar com tudo e com todos à sua volta, passar a enxergar a própria rotina como uma incomensurável tortura e sentir a necessidade insuportável de buscar por novidades.

Perceber que as pessoas que nos rodeiam já não conseguem mais permanecer tanto tempo ao nosso lado;
Ver que a criatividade até então fantástica, começa a desaparecer lentamente e despencar de vez por um espiral gradual, constante e sem fim até o fundo do poço.

E  pouco a pouco ir percebendo que toda aquela disposição exacerbada para o trabalho e para o estudo já não mais existe. Ver que agora só uma grande solidão reina em nosso coração, desejando apenas dormir e quem sabe não acordar nunca mais.

Perceber que pensamentos obscuros e autodestrutivos se apossaram de nós.

Você pode até estar pensando que uma pessoa normal também age assim, sentem-se um dia triste, outro dia alegres, porém quem sofre do Transtorno Bipolar do Humor consegue atingir um limite ainda maior do que a normalidade, tanto para a alegria ou para a tristeza e alguns sem o tratamento adequado, chegam até as raias da loucura ou a psicose e a depressão sem tratamento pode levar ao suicídio.

O pior que uma pessoa depressiva pode ouvir durante um surto é: "Isso é falta do que fazer", "Isso é falta de uma religião", quando uma pessoa depressiva em surto ouve isso, piora ainda mais e o pior de tudo é que ela não tem forças para fugir disso porque não tem controle de si no momento e apenas escuta e sofre.

O melhor que uma pessoa que convive com outra assim é levá-la a um psiquiatra que explique pra ela o que é depressão e lhe prescreva uma medicação correta. Nunca tente fazer o papel do médico, não tenha preconceito com relação a psiquiatria, pois isso irá atrasar ainda mais o tratamento bipolar.

Cerca de 80% dos portadores de bipolaridade sem tratamento tornam-se alcoólatras ou dependentes de outras drogas mais pesadas e uma outra grande parte partem para um método mais radical que é o suicídio

O portador da "Síndrome do Transtorno Afetivo Bipolar" pode ter uma vida afetiva normal se seguir uma rotina de tratamento correto, com consultas rotineiras e terapias.